William Branham

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O missionário que abalou o movimento evangélico, com a mensagem de cura divina


    Sem trabalho, jovens viram "mulas" do tráfico na Amazônia

    avatar
    Admin
    Admin


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 20/03/2008

    Sem trabalho, jovens viram "mulas" do tráfico na Amazônia Empty Sem trabalho, jovens viram "mulas" do tráfico na Amazônia

    Mensagem  Admin Dom Mar 23, 2008 12:26 pm

    Fonte: Agência Brasil





    Tabatinga (AM) - Todos os meses, pelo menos 10 pessoas, em geral jovens, são presas pela Polícia Federal (PF) em Tabatinga (AM) levando pequenas cargas de cocaína pelo Rio Solimões. Com a droga dentro de bagagens, no interior de objetos ou amarradas com fita adesiva junto ao corpo, os “mulas” buscam a sorte no varejo do tráfico, tentando passar a salvo das barreiras policiais ao longo do caminho até Manaus e outras capitais.

    Se forem bem sucedidos, podem ganhar de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil, dependendo da quantidade levada e do destino final. Mas quando são pegos, seguem para a delegacia da PF, onde são ouvidos, e depois vão para o presídio de Tabatinga, local de moradia pelos próximos três anos ou mais, onde 213 pessoas cumprem pena - 90% por tráfico.

    No sábado (21), dois mulas foram presos pelos policiais federais da Operação Cobra, na Base Anzol, o último e mais temido posto da PF no Solimões, onde todas as embarcações são obrigadas a parar e são revistadas. Uma mulher que havia saído de São Luís (MA) e chegado a Tabatinga de avião levava três quilos de cocaína atadas ao corpo.

    Aos 28 anos de idade, bonita e bem vestida, ela poderia não despertar a suspeita dos policiais, mas começou a passar mal, devido ao excesso de aperto da droga junto ao peito, e acabou presa. Na delegacia, disse que era sua primeira viagem e ficou aos prantos, quando deu a notícia por telefone à família.

    “Se eu pensasse que isso poderia ter acontecido na minha vida, jamais teria entrado nessa. Só entrei pelo dinheiro e porque pensei que seria fácil. Eu precisava terminar a minha casa”, desabafou ela, que é casada e tem uma filha de quatro anos. Pelo serviço, ganharia R$ 3 mil para levar a droga até São Luís.

    No mesmo barco, foi pego outro “mula”. Morador de Tabatinga, 21 anos de idade, estudou até a quarta série e trabalhava como mototaxista na cidade. É sua primeira prisão. Levava 1,125 kg de cocaína atado nas pernas e nas coxas. Moreno, estatura média, conta que é descendente de índios kokama e que não tinha nenhum plano específico sobre o que fazer com os R$ 1,5 mil que ganharia para transportar a cocaína até Manaus.

    “A situação não estava boa. O trabalho está difícil. Então resolvi fazer esse negócio”, disse ele, na delegacia, enquanto esperava algemado para ser ouvido. “Na hora vale a pena, mas agora vejo que não vale. Estou arrependido, não quero esta vida mais não”, afirmou ele, irmão mais velho de um total de seis.

    A família mora em uma casa simples, onde só se chega depois de passar por ruas esburacadas e cobertas de lama. Ao saber da prisão, a mãe não demonstrou surpresa. “Já me falaram que tinha uns colegas dele chamando para viajar, para levar bagagem. Ele me perguntou e eu disse não. Mas ele não quer ouvir, prefere o conselho dos amigos. Então é isso o que acontece.”

    A mulher contou que recebia o auxílio do Bolsa Família referente a três dos filhos que freqüentam a escola, mas que o benefício foi suspenso, sem nenhuma explicação. Atualmente, sobrevive da venda de curitis (picolés caseiros) de frutas. “Agora, com o filho preso, complica ainda mais para mim.”

    Ela culpou a falta de trabalho em Tabatinga pelo grande número de jovens envolvidos com as drogas. “Eles não têm emprego. Aí aparece uma ocasião dessas e, quem é meio bobo, vai. Muitas vezes dá certo. Muitas vezes não.”

    E mesmo para os “mulas” que não são presos, o ganho com o tráfico acaba não valendo a pena. O mototaxista que levou nossa reportagem até a casa do garoto contou, com naturalidade, que também já havia feito o transporte de oito quilos de cocaína para Belém (PA), há cerca de quatro anos, mas que praticamente nada sobrou dos R$ 3 mil que ganhou.

    “Com o dinheiro, eu comprei roupas, um aparelho de som e fiz uma casinha de quatro por cinco, mas como não tinha emprego, vendi e fui morar em outro lugar. O meu dinheiro acabou em nada.”

    Para o delegado federal em Tabatinga Giovanni Vicente Fontes Lopes, os “mulas” são apenas a parte aparente de um grande esquema criminoso. “O ‘mula’ pode ser classificado como a pessoa que é a ponta do iceberg. Ele se forma dependendo da situação social do país, e na cidade de Tabatinga, especificamente, por falta de opção. Talvez seja necessário que se dê mais atenção a esse tipo de ocorrência que vem acontecendo aqui freqüentemente. É um problema social

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Qui maio 09, 2024 8:12 pm